Após meses de expectativa, o ex-piloto de Fórmula 1 Felipe Massa deu um passo significativo em busca de justiça. Na segunda-feira, Massa oficializou a entrada de ações judiciais contra a Federação Internacional do Automobilismo (FIA), Formula One Management (FOM) e o ex-presidente da categoria, Bernie Ecclestone, na Superior Corte de Justiça de Londres. Essas ações visam questionar o resultado do Campeonato de 2008 da F1, especialmente a não-anulação do Grande Prêmio de Singapura daquele ano.
O caso em questão, conhecido como Singapuragate, remete à controversa batida intencional de Nelson Piquet Jr para favorecer a vitória de Fernando Alonso, então colega de equipe de Piquet Jr na Renault. Na ocasião, Massa, que era o líder da corrida e pole position, acabou perdendo posições e não pontuou, resultando na perda do título para Lewis Hamilton por uma margem mínima de um ponto.
Segundo fontes, Massa estaria exigindo uma indenização que varia entre 64 e 150 milhões de libras, correspondendo a valores entre R$ 400 milhões e R$ 960 milhões. Além disso, o ex-piloto busca que a FIA assuma ter violado seus próprios regulamentos ao não investigar o incidente de Singapura de 2008 e que, caso tivesse feito isso durante a temporada, Massa teria sido coroado campeão.
O desenrolar do caso foi impulsionado pelas revelações de Bernie Ecclestone, que admitiu em 2023 ter conhecimento da batida intencional desde 2008, mas alegou que a informação foi mantida em sigilo para proteger a integridade do esporte.
Jean Todt, ex-chefe da Ferrari e ex-presidente da FIA, expressou recentemente seu apoio a Massa, defendendo o cancelamento do GP de Singapura de 2008 e admitindo que a equipe Ferrari poderia ter adotado uma postura diferente na época.
Com o início dessas ações judiciais, Massa busca não apenas reparação financeira, mas também o reconhecimento de uma suposta injustiça histórica que afetou não apenas sua carreira, mas também a integridade do esporte automobilístico. O desfecho desses processos certamente será aguardado com grande interesse pela comunidade da Fórmula 1.