Parecia que seria um grande final de semana para Lewis Hamilton, porém, o domingo acabou com sabor amargo para o inglês. Depois de vencer a corrida de sprint e largar em quinto, no GP da China, Hamilton chegou a subir para quarto na primeira volta, mas teve dificuldades com a estratégia da Ferrari, terminou em sexto lugar e passou longe de uma boa performance em Xangai.
Mas o que já não estava tão bom acabou piorando para o heptacampeão mundial horas depois da bandeirada final do Grande Prêmio chinês. Além de ter ficado muito distante da briga por pódio, Hamilton acabou desclassificado pelos comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) por desgaste excessivo da prancha do assoalho, após a tradicional inspeção que a FIA realiza no parque fechado.
As pranchas de madeira que ficam no assoalho devem ter 10mm de espessura e o desgaste máximo delas na corrida não pode superar 1mm. Segundo Jo Bauer, delegado da FIA, a prancha do assoalho da Ferrari estava mais fina do que o permitido nas avaliações e o caso acabou levado aos comissários da entidade máxima.
“Os comissários ouviram o representante da equipe do carro 44, de Lewis Hamilton. As medições do conjunto da prancha do carro registradas foram 8.6 mm (lado esquerdo), 8.6 mm (linha central do carro) e 8.5 mm (lado direito). Isso está abaixo da espessura mínima de 9mm do Artigo 3.5.9 do Regulamento Técnico”, pontuou a entidade.
Os comissários entenderam que houve violação do Artigo 3.5.6 da FIA e, portanto, a penalidade padrão de desqualificação foi aplicada para tal infração. “Lembramos aos competidores que eles têm o direito de apelar de certas decisões dos comissários de acordo com o Artigo 15 do Código Esportivo Internacional da FIA”, concluiu o comunicado.
Com a decisão tomada pela FIA, a Ferrari perde todos os 18 pontos que conquistou no GP da China, vencido por Oscar Piastri. Leclerc tinha terminado na quinta posição, somando dez pontos; Hamilton, por sua vez, ficou no sexto lugar e tinha conquistado oito pontos. O resultado é péssimo para o time localizado em Maranello, que caiu de 35 para 17 pontos no campeonato de construtores. Os italianos estão empatados no quarto lugar com a Williams.
Essa, no entanto, não é a primeira vez que Hamilton e Ferrari entram na mira da FIA por causa do desgaste acentuado do assoalho. Em 2023, quando ainda defendia a Mercedes, tanto Lewis quanto Leclerc foram desclassificados do GP dos Estados Unidos devido às irregularidades no componente.
TOP 10
A desclassificação abriria espaço para o 11º e o 12º da prova na zona de pontuação. No entanto, como Pierre Gasly terminou em 11º e também foi desclassificado, os pilotos que terminaram em 12º e 13º entraram no top 10. São eles: Lance Stroll, da Aston Martin, e Carlos Sainz, da Williams.
PÓDIO
Oscar Piastri liderou o GP da China de ponta a ponta e conquistou sua primeira vitória de 2025. Pole position, o australiano conduziu em uma prova tranquila para confirmar a dobradinha da McLaren, assegurada ainda pelo segundo lugar de Lando Norris. George Russell chegou em terceiro lugar.
BORTOLETO
Já o brasileiro Gabriel Bortoleto, beneficiado com desclassificações de Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Pierre Gasly foi 14º colocado. Gabriel venceu Nico Hulkenberg no duelo interno da Sauber, mas as coisas poderiam ter sido bem melhores para ele. No começo da corrida, o brasileiro rodou ao tentar ultrapassar Oliver Bearman e caiu para o último lugar, sendo obrigado a mudar sua estratégia de pit stops e a fazer uma prova de recuperação. O motivo da derrapada foi passar pelo lado sujo da pista. Esse foi o primeiro GP que o piloto representante do país na categoria termina em 2025, depois de não ter completado na Austrália.
PRÓXIMA ETAPA
A Fórmula 1 volta de 4 a 6 de abril em Suzuka, palco do GP do Japão, terceira etapa da temporada 2025.
POR MARCELO DURÃES
