O tenista sérvio Novak Djokovic, de 37 anos, ex-número um do mundo, foi superado pelo jovem Jakub Mensik, de apenas 19, por 2 será a 0 na final do Miami Open, nos Estados Unidos. Com a derrota, Djokovic perdeu não apenas o troféu, mas a oportunidade de conquistar seu 100° título na sua histórica carreira.
O jovem tcheco, por outro lado, comemorou em grande estilo o seu primeiro título de ATP. Jakub Mensik é o primeiro tenista nascido em 2005 a vencer um Masters 1000 – a segunda categoria mais importante do tênis, atrás apenas dos quatro Grand Slam. Demonstrando muita personalidade, ele se impõs diante de Djoko,
O garoto venceu com parciais de 7/6(7/4) e 7/6(7/4), em um jogo marcado por longo atraso. Por conta da chuva que caiu em Miami durante boa parte do dia, a organização do torneio teve de esperar uma melhora no tempo para realizar a partida. O total de espera foi de 05h40. Boa parte para esperar o complemento da final feminina de duplas.
As circunstâncias da partida não agradaram Novak Djokovic. Os jogadores encararam umidade muito alta e o sérvio estava esgotado ao final do segundo set. “Foi uma partida estranha; não me senti completamente no meu melhor em nenhum momento”, disse Djokovic, sem querer desmerecer a vitória do adversário.
“Não há nada que possa tirar a vitória de Mensik, então prefiro não falar sobre isso. Não quero parecer que estou justificando minha derrota; é a mesma coisa para ambos e você tem que aceitar todas as circunstâncias”, completou, deixando claro que as críticas se dirigiam à organização do Miami Open.
QUEM É JAKUB MENSIK?
Atual número 24 do mundo, Jakub Mensik pede espaço entre a nova geração do tênis, ao lado de nomes como o do brasileiro João Fonseca e do americano Learner Tien. “O primeiro de muitos”, assim escreveu Jakub na câmera de transmissão após a vitória na decisão do Miami Open.
A conquista do tcheco é a mais expressiva dentro do grupo dos oito melhores tenistas de até 20 anos de 2024, o quais disputaram o Next Gen ATP Finals, vencido pelo brasileiro João Fonseca. Nascido em Prostejov, Mensik começou aos cinco anos e sempre se destacou pela sua altura. Hoje, o tcheco mede 1,93 m, sendo o saque sua grande habilidade no tênis.
POR MARCELO DURÃES
